O Moinho de Marés da Mourisca está localizado no Estuário do Rio Sado, numa zona de sapal e salinas, rodeados de terrenos que outrora se utilizavam para a cultura do arroz. Existe uma lápide no seu interior, que assinala a data de 1601. Foi reconstruído por várias vezes no século passado. Este moinho é sem dúvida uma peça de arqueologia industrial e apresenta-se como o testemunho dos conhecimentos de engenharia medieval.
Este moinho, situado junto à localidade da Mourisca, aproveita as marés como fonte de energia e é um exemplo secular de actividade económica com aproveitamento de recursos naturais renováveis e não poluentes. Foi recuperado pela Reserva Natural do Estuário do Sado e nele funciona actualmente um Ecomuseu - Centro de Educação Ambiental vocacionado para as actividades tradicionais. Aqui podemos encontrar uma sala de exposições, audiovisuais, loja, forno de lenha para fabrico de pão e moagem. Tem uma exposição permanente sobre a Reserva Natural do Estuário do Sado.
4 comentários:
Tive o prazer de visitar o seu blog e tem aqui lindos trabalhos, poara não dizer espectaculares. Parabéns e obrigada pela suas palavras, eu ainda tenho muito que aprender, mas pelo mnos esforço-me!
beijinhos
Só vim dizer que publiquei uma foto sua no meu blog, como o craidor do prémio. Quando puder vá ver.
beijinhos
Bonita historia y preciosa toma.
Saludos.
I like the sepia look of this photo ... you got it alright :)
Enviar um comentário