A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade...

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Moinho de Maré da Mourisca


(Local: Moinho de Maré da Mourisca)

O Moinho de Marés da Mourisca está localizado no Estuário do Rio Sado, numa zona de sapal e salinas, rodeados de terrenos que outrora se utilizavam para a cultura do arroz. Existe uma lápide no seu interior, que assinala a data de 1601. Foi reconstruído por várias vezes no século passado. Este moinho é sem dúvida uma peça de arqueologia industrial e apresenta-se como o testemunho dos conhecimentos de engenharia medieval.

Este moinho, situado junto à localidade da Mourisca, aproveita as marés como fonte de energia e é um exemplo secular de actividade económica com aproveitamento de recursos naturais renováveis e não poluentes. Foi recuperado pela Reserva Natural do Estuário do Sado e nele funciona actualmente um Ecomuseu - Centro de Educação Ambiental vocacionado para as actividades tradicionais. Aqui podemos encontrar uma sala de exposições, audiovisuais, loja, forno de lenha para fabrico de pão e moagem. Tem uma exposição permanente sobre a Reserva Natural do Estuário do Sado.

4 comentários:

susana disse...

Tive o prazer de visitar o seu blog e tem aqui lindos trabalhos, poara não dizer espectaculares. Parabéns e obrigada pela suas palavras, eu ainda tenho muito que aprender, mas pelo mnos esforço-me!
beijinhos

susana disse...

Só vim dizer que publiquei uma foto sua no meu blog, como o craidor do prémio. Quando puder vá ver.
beijinhos

Mª Angeles B. disse...

Bonita historia y preciosa toma.
Saludos.

CP Su disse...

I like the sepia look of this photo ... you got it alright :)